Higanbana Lily (Origem e simbolismo)

Yo Mina-San
Lembro que a um tempo atrás fiz uma postagem, sobre a ameixeira e fiquei de falar sobre outras plantas do Japão, essa semana assistindo Tokyo Ghoul (Anime que não gostei), me lembrei sobre essa flor bem simbólica dentro da cultura japonesa, ela sempre aparece em animes que tenham relação com o sobrenatural, hoje vocês vão conhecer mais sobre ela.  
Higanbana (Lycoris radiata) popularmente conhecido no ocidente como Lirio aranha, seu nome em Japonês deriva da combinação dos kanjis de Ohigan (お彼岸), uma festa budista que acontece duas vezes por ano, a primeira durante o equinócio de primavera e a segunda durante o equinócio de outono, épocas que coincidem com o florescimento da flor que costuma florescer no inicio da primavera e no final do outono. Em algumas regiões é conhecido como o lírio do furacão ou mesmo o da ressurreição.
Sua importância na cultura japonesa é a mesma que na chinesa, pelo menos no sentido de uso e não no cultural, no sentido de uso a flor é utilizada dividindo espaço nas bordas das plantações de arroz, por ter sua raiz venenosa ela mata e espanta ratos e outras pragas de maneira natural, seu cultivo chegou ao Japão junto com as primeira mudas de arroz, na epóca em que o Japão ainda estava se formando, quando sua cultura ainda não era bem definida.
Além de ser plantada nos arrozais, plantam ela em cemitérios e templos, com a mesma finalidade de espantar pragas e ratos, agora que falamos sobre seu uso normal vamos falar sobre o simbolismo por trás da flor.
Como seu nome está ligado ao budismo, muitos associam ela a uma especie de portal ou ligação com o outro mundo, por estar em locais abertos ou sagrados esse pensamento até que faz sentido, por muitos tida como o lírio da ressurreição quando aparece em animes é comum se ver uma Higanbana branca ou outra flor clara se tingindo de carmim, demonstrando a morte de alguém ou de alguma fase da vida.
Se alguém teve o prazer de assistir Jigoku Shoujo, deve ter percebido esse simbolismo de mundo espiritual, já que as flores presentes no mundo de Emma Ai eram o lírio aranha.
Embora as brancas e vermelhas sejam as mais conhecidas existem lírios dessa especie da cor amarela, como ele tem um significado ligado a morte não se deve presentear um vivo com um buque dessa planta, deixa pra dar elas à um morto. (risos)
Foi um pouco breve, mas acho que é apenas isso, espero que tenham gostado, comentem sobre alguma planta ou coisa que querem conhecer e tentarei escrever sobre isso.        
    

5 comentários:

  1. Amazing post dear! I love it:)

    www.theprintedsea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei o post,gosto muito de ler coisas desses tipo!
    Vejo que tem abordado muito desse tipo de assunto hehe'
    E eu estou adorando *o*

    Meu Blog The World by Koizumi Visite *o*

    Post novo! Little Ulzzang Makeup (puppy eyes) #7
    Confira! *o*

    ResponderExcluir
  3. A forma como tudo no Japão tem um significado tão legal por trás é muito interessante~
    Adorei saber sobre isso, em muitos animes e mangás vemos plantas e flores que tem um significado tão legal e muitas vezes não sabemos hehe
    Adorei o post, super informativo *u*
    Kissus
    Yuurei Neko

    ResponderExcluir
  4. Tenho este lírio em casa, n tem problema cultiva lo em casa tem um perfume delicioso a noite ,mas fiquei preocupada o significado da morte pode me orientar e me ajudar e uma planta q amo mto é éenho a mto tempo qdo da flores ponho dentro de casa pode ser !!!!

    ResponderExcluir
  5. Queria saber o significado dos lírios brancos

    ResponderExcluir