Hakutaku (ze bai)

Yo Mina-San
Hoje estamos voltando com uma sessão que estava meio parada, voltaremos com o Yokai Kawaii, nosso bloco de postagens sobre yokais que fica na sessão folclore japonês aqui no blog, aqui a baixo segue os yokais que já foram apresentados.
Agora vamos ao Yokai de hoje, ele é o Hakutaku! Caracterizado como um yokai com aparência de uma quimera semelhante a um boi branco demoníaco, uma das características principais dele, são seus 9 olhos que estão espalhados pela sua cabeça e corpo, além de poder se comunicar com uma voz humana e muito eloquente, ele parece conhecer a origem de todas as coisas.
Folclore Japonês, Yokai, Hakutaku,Ze Bai, Crazy and Kawaii Desu, Kawaii, Kawaii Desu,
Imagem original do site Japan lover me
   
Sua origem, assim como algumas lendas japonesas, teve origem da China, onde era conhecida pelo nome de Ze Bai, a escritas que relatam que um dos imperadores chineses em uma viagem encontrou com o Ze bai e o levou consigo, ao contrario de outros Yokais ele trazia muita sorte, porém foi perdido com o tempo.
Em uma teoria livre de minha autoria, acredito que esse Yokai tenha justamente a forma de um boi, por ser um animal de grande porte que era muito difícil de se possuir no período em que sua lenda surgiu, explicando assim a associação deste com a fartura e sorte, os múltiplos olhos seriam uma característica de estar atento e conhecer tudo, já que com tantos olhos, poderia ver todos os lados e fatos ao mesmo tempo.
No período Edo (Um dos períodos de governo do japão) entre aos pinturas de yokais mais populares estava o Hakutaku, estes eram vendidos como amuleto de boa sorte, ainda se fazem esses amuletoa até hoje em algumas regiões do Japão, como a prefeitura de Toyama que liga a criatura à cura, transformando ela na protetora contra as pragas e doenças.
Um fato que a torna mais sinal de boa sorte, e que todos os  relatos sobre a mesma vem de nobres, que seriam agraciados com a visão do yokai em montanhas, mostrando que os mesmos eram dignos de governar um país prospero. 
Espero que tenham gostado, caso queiram mais assuntos sobre folclore japonês, comentem e não deixem de ver a sessão folclore, pois já temos vários conteúdos lá.     

5 comentários:

  1. Oi~
    Adorei o post *u* Achei o Hakutaku bem fofo~
    Vou aproveitar e ler os outros também hehe~
    Kissus
    Yuurei Neko

    ResponderExcluir
  2. Oiii ^__^
    Não conhecia ele, achei engraçadinho :3
    Adorei o post, explicou direitinho sem falar mt ^__^ Podiam fazer mais animes com traços do folclore japonês, geralmente quem mais vemos são com kitsunes

    Até logo ^__^ post novo /
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post, não tenho muito conhecimento sobre essas coisas, achei ele engraçadinho haha

    http://stroke-of-insanity.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que fofinho *-* Estou desejando um amuleto dele! Adoro lendas de yokais, vou dar uma olhada nas anteriores, e continue postando por favor ^^

    ♥ Rendas e Doces

    ResponderExcluir
  5. Adoro curiosidades sobre o japão s2
    E ainda mais sobre youkais,adorei essa saga ><
    Quelo mais ;~;
    Bijinhos e esperando mais hehe'
    Meu Blog The World by Koizumi Visite *o*

    ResponderExcluir