Akai Ito

Yo Mina-San

O assunto de hoje é uma lenda muito frequente em animes, talvez não à reconheça pelo seu nome, mas à imagem abaixo deixa bem claro do que se trata.
Akai Ito, Holic, Clamp,Shoujo, Folclore Japonês, Lendas, Mitologia, Fio Vermelho.

O fio vermelho do destino, essa lenda apesar de recorrente em animes, surgiu na China e foi adaptada pelos japoneses entre o período Heian e Edo, sofrendo por varias adaptações até à versão que conhecemos.
A lenda oriunda da China dizia que o fio invisível, ligava as pessoas à sua alma gêmea, pelo tornozelo, interessante esse conceito já que a China foi um dos primeiros países à ter um mito fundador, baseado na formação das almas gêmeas.  
Durante um longo período a China foi responsável, pela cultura de muitos povos asiáticos, um desses povos foi o Japão que durante muitos seculos bebia da fonte chinesa, porém sempre adaptava o que era entregue ao invés de usar da maneira que lhe chegava.
Varias lendas sobre a origem do Akai Ito surgiram, na mais famosa foi feita um juramento que até hoje é repetido, por amantes ou amigos, um juramento que não só mostra o seu amor, como à sua lealdade.
O nome do ritual de juramento é yubikiri genman, onde as pessoas dão seu dedos mindinhos e falam o juramento.
"Yubikiri genman: uso tsuitara hari sen bon nomasu yubi kitta"
"Promessa do dedo mindinho: Se eu estiver a mentir, engolirei 1000 agulhas e cortarei o meu dedo."
Agora você deve estar se perguntando, porque  cortar o dedo?
Bom vou explicar, era costume as mulheres casadas quando acusadas de adultério ou de não serem leais o bastante, cortarem deu dedo mindinho, como forma de demostrar que sua vida tal como seu dedo, pertencia aquele homem, um pouco exagerado, mas foi dai que surgiu a adaptação do fio que na mitologia chinesa ficava no tornozelo e na japonesa fica no dedo mindinho.

Eu tive contato de maneira mais aprofundada com essa lenda, através do anime e mangá de XXX Holic, uma obra perfeita da Clamp, além de ser cômico ele explora muitos aspectos da mitologia japonesa e simbolismos, o episodio que fala sobre o fio vermelho é um dos primeiros, vale a pena ser assistido.

Akai Ito, Holic, Clamp,Shoujo, Folclore Japonês, Lendas, Mitologia, Fio Vermelho.
Um ponto triste sobre a lenda do fio vermelho é que existem tantas pessoas no mundo, isso faz com que os fio fiquem misturados e que algumas pessoas nunca cheguem ao seu fio verdadeiro, outras se misturam à tantos fios que fica impossível de se soltar, mas algumas apenas desistem e deixam que o fio seja cortado, uma vez que o fio foi cortado aquelas duas almas que se completariam, nunca mais poderão ser uma só. Triste, mas apenas uma lenda.

Akai Ito, Holic, Clamp,Shoujo, Folclore Japonês, Lendas, Mitologia, Fio Vermelho.
Se gostou do site e quer ficar sabendo quando sair um novo poste ou de qualquer novidade que estar por vir basta seguir  e assim que um novo conteúdo for publicado você recebera uma notificação.
Caso queira deixar alguma sugestão de tema para poste, vídeo ou sua opinião sobre o que leu basta escrever na caixa de comentários que está aqui em baixo do poste.
Até a próxima Mina-San (o^ 3 ^o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário