Futakuchi onna - Lendas japonesas

Crazy and Kawaii Desu, Folclore Japonês, FutaKuchi Onna, Kawaii Desu,

Yo Mina-san


Esse é o primeiro de muitos postes que serão feitos com essa temática de mitologia japonesa, alguns podem desconhecer o fato que o folclore é um conjunto de lendas, mitos, tradições culturais transmitidas por varias gerações antigamente apenas pela oralidade e algumas pela manutenção de costumes familiares e hoje a vemos na internet se tornando não apenas uma cultura fechada de um único povo, mas uma cultura de conhecimento mundial.

Aqui no Brasil nos temos nossas próprias tradições culturais, lendas, mitos muitos dos quais considero apenas como adaptações do folclore europeu com uma misturada de mitos de tradição religiosa africana que em alguns aspectos muito se assemelhavam com mitos nativos, ou seja, lendas indígenas.
Eu como historiadora pesquisei bastante sobre o tema enquanto me preparava para montar uma exposição sobre a cultura japonesa e confesso que fiquei fascinada com o que descobri e conheci durante essas minhas pesquisas que apenas me fizeram amar ainda mais a cultura japonesa e e claro me fez também ter uma nova visão sobre os animes, mas isso é assunto pra outro poste.
Indo ao que realmente interessa...

As lendas japonesas são bem diferentes das que você conhece de leve, muito de leve se assemelha em algumas lendas com os chineses, porém a diferença que elas trazem em suas lendas as tornam únicas em todo mundo (Lá vou eu.. riso)
Como o Rokuro-Kubi (Que falarei em outro poste) , a futa-Kuchi-onna (Mulher de duas bocas) é uma mulher sofre de uma maldição ou uma doença sobrenatural que a transforma em um yōkai.
Na parte de trás de sua cabeça debaixo do cabelo, o crânio da mulher se divide, formando lábios, dentes, uma língua, até que haja uma segunda boca totalmente funcional em que local ou seja a parte de trás da cabeça fica cortada ao meio com uma enorme boca entre os cabelos.
Como se isso não bastasse,ainda tem mais a boca começa a pedir comida, murmurando rancorosamente e ameaçando.
Se não for alimentado, gritará e berrara fazendo sons estridentes que causara na mulher uma bela dor de cabeça.
Eventualmente, o cabelo da mulher começa a se mover como um par de serpentes, permitindo que a boca para ajudar a si mesmo coma as refeições da mulher.
A futa-Kuchi-onna é muitas vezes considerado como uma mulher que deixa seu enteado morrem de fome, pratica muito comum entre as mulheres asiáticas em períodos de grande pobreza num passado distante, elas deixavam com fome os filhos do marido e alimentavam os seus.
Acredita-se que o espírito da criança negligenciada aloja no corpo de sua madrasta para se vingar.

Se gostou do site e quer ficar sabendo quando sair um novo poste ou de qualquer novidade que estar por vir basta seguir  e assim que um novo conteúdo for publicado você recebera uma notificação.
Caso queira deixar alguma sugestão de tema para poste, vídeo ou sua opinião sobre o que leu basta escrever na caixa de comentários que está aqui em baixo do poste.
Até a próxima Mina-San (o^ 3 ^o)